Saúde Mental em tempos de pandemia

Published by unibenjf on

O isolamento social é um período necessário e ao mesmo tempo desafiador. É necessário cuidar da saúde mental na pandemia para que possamos combater a crescente propagação do novo coronavírus, com bem-estar e tranquilidade em casa. Veja a seguir algumas dicas para essa nova rotina de distanciamento social e ao final da publicação confira as dicas de relaxamento para fazer em casa!

.

Fuja das #FakeNews

Em época de globalização, o excesso de informação e a disseminação de notícias falsas contribuem para uma pandemia de pânico. Procure fontes confiáveis para se informar e não consuma informações 24h por dia, sua mente também precisa de um momento de isolamento.

.

Defina sua rotina

Se você está trabalhando em Home Office e está tendo dificuldades em encontrar um equilíbrio do seu tempo, se organize e estabeleça uma rotina que te proporcione bem-estar. Acorde cedo, capriche no café da manhã e escolha o ambiente mais agradável da sua casa para realizar as suas atividades profissionais.

.

Dedique o tempo livre para os seu hobbies

Quantas vezes já reclamamos de não termos tempo para fazer algo que gostamos? Este é o momento de investir nas atividades que muitas vezes não conseguimos realizar no dia a dia. Use a sua imaginação, apesar das desvantagens do isolamento social, também é uma boa hora para se aventurar na infinidade de hobbies que cada um possa ter.

.

Mantenha o contato virtual

O isolamento social não é fácil, mas vivemos em uma era em que a tecnologia é capaz de ajudar (e muito) a atravessar este momento. Aproveite esse período para estreitar laços com amigos e familiares através de ligações, chamadas em vídeo, mensagens. Conecte-se com as pessoas que ama, e não fique só!

.

Pensamento positivo: ninguém está só

Cultive pensamentos positivos. Nossa mente comanda o nosso corpo, e nossos pensamentos são responsáveis pela nossa ansiedade. Cuide da sua saúde mental na pandemia e evite atrair pensamentos negativos, foque no aprendizado que estamos tendo. É tempo de empatia, de pensar no outro, de cuidar do próximo. Estamos juntos nessa!

.

Dicas de Relaxamento

O nosso corpo e a mente caminham lado a lado. Em tempos de pandemia e isolamento social devemos buscar maneiras de acalmar a nossa mente e preservar a nossa saúde. Confira abaixo dicas de relaxamento para você fazer em casa e manter o equilíbrio emocional e bem-estar:

.

1. Selecione sua playlist

Crie uma lista de reprodução com músicas calmas de sua preferência, ou opte por sons da natureza (barulho do oceano, cachoeira, pássaros, etc) e permita que a sua mente se concentre nas diferentes melodias que te transmitam paz.

.

2. Foco na postura

Sente em um local confortável, certifique-se de que o peso do seu corpo esta apoiado na cadeira (ou sofá) e relaxe os ombros. Neste momento desligue o seu pensamento do que acontece à sua volta e conecte-se com o seu interior.

.

3. Concentre na sua respiração

Técnicas simples de respiração podem contribuir para o controle do nosso ritmo cardíaco. Para isso, feche os olhos e inspire profundamente com o nariz (segure o ar por alguns segundos) e expire lentamente pela boca. Repita esse processo e faça com bastante calma e tranquilidade.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *