Colesterol: conheça os Mitos & Verdades

Published by unibenjf on

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do corpo humano. Porém, quando o colesterol considerado ruim (LDL) se torna excessivo no organismo, pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco para infarto e outras doenças cardiovasculares. Fique ligado neste post, pois você vai conferir os mitos e verdades do colesterol!

O nível de colesterol no sangue aumenta de acordo com a quantidade de gorduras saturadas ingeridas. Muitos alimentos não contêm colesterol, mas são ricos em gorduras saturadas e, portanto, aumentam o nível de colesterol no sangue.

Você sabia?
O fígado produz quase todo o colesterol do organismo, através do metabolismo das gorduras digeridas. Para evitar o aumento de colesterol no sangue é preciso reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras e colesterol, principalmente os ultraprocessados.

Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a Uniben separou alguns mitos e verdades sobre essa lipoproteína e sua relação com a alimentação. Confira abaixo!

.

Somente pessoas obesas têm colesterol alto?

MITO. Nem todas as pessoas com excesso de peso têm colesterol elevado, assim como alguns indivíduos magros podem apresentar elevação dessa taxa. Embora a obesidade aumente a chance do aparecimento do colesterol LDL, isso não é um fator determinante. Fatores genéticos também podem interferir em um aumento dos níveis de colesterol mesmo em uma pessoa com hábitos saudáveis.

.

Comer ovo aumenta o colesterol?

MITO. O ovo é considerado uma das fontes de proteína mais completas, além de conter vitaminas A, B2, B5, B6 e B12; ferro, zinco, cálcio, entre outros nutrientes. É recomendado o consumo de um ovo ao dia, se outros alimentos ricos em colesterol forem limitados na dieta.

.

Retirar o carboidrato da sua alimentação pode aumentar o colesterol?

VERDADE. Uma alimentação saudável e balanceada deve conter todos os nutrientes: carboidrato, proteína e gordura. Ao eliminar totalmente os alimentos com carboidrato, as pessoas tendem a aumentar o consumo de proteína e gordura, podendo elevar os níveis do colesterol ruim (LDL).

.

Óleo de coco diminui colesterol e ajuda a emagrecer?

MITO. O óleo de coco se tornou, nos últimos anos, o alimento da moda entre muitas pessoas que buscam uma vida saudável. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o óleo de coco tem aproximadamente 90% de gordura saturada, ou seja, aquela que pode aumentar o nível de colesterol ruim. Já a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia alerta que o produto, por si só, não tem capacidade de ajudar a emagrecer. Por isso, o óleo de coco não deve substituir os outros óleos e seu consumo máximo, por dia, deve ser de apenas uma colher de sopa (15 mililitros).

.

Água com limão e água de berinjela ajudam a diminuir o colesterol?

MITO. Essas bebidas podem até ajudar na saciedade, reduzindo parcialmente a fome de algumas pessoas, mas não há nenhuma comprovação científica que demonstre o impacto da água com limão e da água de berinjela na redução do colesterol.

.

Comer alimentos ricos em fibras ajuda a combater o colesterol?

VERDADE. As fibras solúveis e insolúveis são benéficas no controle do colesterol. As insolúveis auxiliam na redução do colesterol ao nível do intestino, enquanto as solúveis contribuem para gerar substâncias que reduzem a síntese corporal de colesterol.

.

Infartos e AVC podem ser provocados por colesterol alto?

 VERDADE. Está provado que pessoas com altos níveis de colesterol correm risco maior de sofrer ataques cardíacos, derrames e problemas circulatórios. O excesso de colesterol adere às paredes das artérias formando depósitos de gordura, que obstroem o fluxo normal do sangue para os órgãos como coração e o cérebro.

.

Fique atento à sua saúde! Manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são as principais ações para diminuir o risco de doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol.

.

Fonte: Sociedade de Cardiologia de SP e Hospital Sírio-Libanês.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *