Dia Mundial da Atividade Física

Published by unibenjf on

Você sabia que praticar atividade física pode te proteger contra diversas doenças? Muito além de manter ou perder peso, se exercitar garante benefícios para o corpo e a mente.

Segundo o Ministério da Saúde, entre as vantagens para a saúde está a redução do risco de hipertensão, de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, depressão. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse, proporcionando também, mais energia e vitalidade no dia a dia.

Portanto, já ficou claro que a regra de ouro para manter a boa saúde e bem-estar é se movimentar, não é mesmo? Mas neste Dia Mundial da Atividade Física você deve estar se perguntando: como fazer isso nesta nova rotina de isolamento social?

Ser fisicamente ativo promove a saúde independente da forma como você vai se exercitar e do lugar. Praticar exercícios em casa pode ser divertido, eficaz e te ajudará também a adquirir esse hábito para além da quarentena. Quem sabe depois que a pandemia do novo coronavírus passar você não se aventura em algum esporte, natação, academia, corrida ou caminhada ao ar livre, por exemplo?

Mas vamos com calma, ainda estamos no período em que ficar em casa é a melhor solução. Então vamos de dicas para aproveitar a quarentena com saúde, vitalidade e bem-estar!

.

1. Exercite-se sem riscos

O primeiro passo necessário é colocar sapatos (de preferência tênis) e roupas confortáveis. Afaste os móveis que estiverem no caminho e antes de iniciar qualquer atividade faça um aquecimento e alongamento, para evitar lesões.

.

2. Pule corda

Se você já tem corda em casa, essa é uma ótima opção de atividade aeróbica. Mas não se esqueça que usar tênis é primordial para evitar lesões nas articulações, que podem acontecer pelo impacto dos pulos. Lembre-se também de pular com as pernas estendidas e aterrissar com os joelhos flexionados.

.

3. Faça agachamentos

O agachamento é um exercício simples e funcional, responsável também pelo fortalecimento dos membros inferiores. Basta flexionar os joelhos, jogando os braços para frente para manter o equilíbrio. Durante a descida, mantenha sua coluna ereta e realize o movimento até sua perna atingir um ângulo de 45 graus.

Se você já estiver acostumado com esse tipo de exercício você pode aumentar a intensidade colocando peso no movimento, vale usar a criatividade com o que tiver em sua casa (pacotes de arroz, de açúcar e garrafa pet cheia de água são boas pedidas). Use a sua imaginação, o importante é praticar alguma atividade física.

.

4. Acompanhe vídeos de treinos disponibilizados na internet

Dica importante: ao pesquisar conteúdos na internet priorize os vídeos desenvolvidos por profissionais especializados, que mostram os movimentos a serem executados com exatidão, para uma prática correta e segura. Procure canais oficiais de academias ou perfis de profissionais da área capacitados para tal orientação.

.

5. Dance

Se você é do tipo de pessoa que não pode ouvir uma música animada e já começa a se mexer vai adorar a última dica da nossa lista! Deixe o sedentarismo de lado e movimente o seu corpo curtindo aquele som de sua preferência. Você pode buscar e acompanhar várias opções de coreografias e estilos musicais em canais de dança no YouTube ou até mesmo soltar o som e inventar os próprios passos. Aqui vale tudo, o importante é se movimentar!

.

Fonte: OMS e Ministério da Saúde.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *